Notícias

Você é o que você come e o seu sorriso também

Você sabia que o que comemos pode influenciar diretamente na saúde dos nossos dentes e gengivas? Neste artigo, vou desvendar como a nossa alimentação afeta nossos sorrisos e apresentar uma nova doença bucal, as lesões não cariosas causadas exclusivamente pelos nossos hábitos alimentares e estilo de vida.

A cárie dentária e as doenças da gengiva, hoje, vêm dividindo sua atenção com as lesões não cariosas que é um processo de corrosão dos nossos dentes, mas que não tem nenhum envolvimento de bactérias, sendo causadas pela atuação em conjunto de fatores como a nossa alimentação, nossos hábitos de higiene e estilo de vida.

Essas lesões podem causar dor (hipersensibilidade nos dentes), dificultar a mastigação e afetar a estética. E a dieta rica em alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes, bebidas isotônicas, cerveja, embutidos, alimentos processados, com altos níveis de gordura saturada, açúcar, está relacionada à essa corrosão dos dentes, além do já conhecido risco a doença cárie.

A dieta vegetariana, por exemplo, pode carecer de certas vitaminas (como a B12, B2, D) e ainda minerais como o cálcio e ferro podendo levar a um maior risco desenvolver as doenças bucais.
A falta de vitamina C pode resultar em sangramento gengival, retardo na cicatrização, alteração do paladar, maior tendência à cárie e a doença da gengiva.

Já os alimentos fibrosos, como verduras, legumes e frutas, que exigem maior mastigação, permanecem mais tempo na boca e isso ajuda a eliminar resíduos de outros alimentos e a aumentar a salivação, protegendo os dentes.

Cuidar da saúde bucal vai muito além de escovar os dentes. Uma alimentação equilibrada fornece nutrientes essenciais para fortalecer nossos dentes e gengivas.

Com escolhas alimentares inteligentes e cuidados simples, é possível você garantir um sorriso bonito e saudável por toda a vida.
Vamos começar a sorrir para uma vida saudável. Onde há amor, há sorriso.

Eu sou a Dra Barbara Galdeano, formada há mais de 20 anos e observo, ainda hoje, que as pessoas só procuram a ajuda do Dentista para procedimentos curativos, necessitando de um maior investimento.

Então descobri o meu propósito que é mudar essa cultura e mostrar a importância de cuidar da saúde bucal, de criar o hábito da prevenção, principalmente para tornar a ida ao Dentista mais agradável, com procedimentos mais simples, rápidos e econômicos.

Minha clínica fica localizada no Recreio Shopping sala 356 e conta com uma equipe de especialistas que presta um atendimento amoroso, acolhedor e humano. Para conhecer o novo jeito de cuidar da saúde bucal você pode ligar para o (21) 98135-0401, enviar mensagem para

https://bit.ly/whatsappgaldeanoodontologia,

acessar:

http://www.galdeanoodontologia.com.br

ou acompanhar pelo Instagram @galdeanoodontologia.

Você * Artigo da colunista Drª Barbara Galdeano Pacheco. Responsável técnica, fundadora da Galdeano Clínica Odontológica

 




Portal Utilità

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo