Sem categoria

Cinco dicas fundamentais para se sair bem no vestibular da UERJ, que acontece no próximo domingo, 3

Romulo Bolivar, professor da Rede Daltro Educacional, ensina como se preparar para uma boa prova

O dia do 2º Exame de Qualificação do vestibular da UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro , está chegando. Para se sair bem na prova, marcada para o próximo domingo, 3 de setembro, o professor Romulo Bolivar, Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, além de professor de Redação da Rede Daltro Educacional, preparou cinco dicas essenciais para garantir uma vaga num dos vestibulares mais disputados do país. Confira!

● A primeira dica é fazer uma revisão estratégica: revise os pontos essenciais de cada disciplina e priorize áreas que sente precisar de mais confiança e compreensão. Faça resumos e anotações para facilitar o seu entendimento e acionar a memória.

● Deixe a ansiedade de lado: geralmente, a ansiedade desvia a sua atenção para uma esfera de medo, o que pode fazer com que perca o contato concreto e objetivo com a prova que precisa realizar. Aposte em exercícios de respiração para evitar esse sentimento.

● Mantenha a autoconfiança em dia: você se preparou muito para o exame, então, confie que tudo vai dar certo! Faça um exercício de visualização do momento da prova, quando está realizando o exame com muita calma e propriedade.

● Aposte na sua capacidade de interpretação – ela, sem dúvidas vale mais do que a decoreba de mil regras gramaticais, numa prova de linguagem, por exemplo. O raciocínio e a lógica ajudam muito mais do que as fórmulas decoradas.

● Mantenha a saúde física e mental em equilíbrio – uma rotina de sono adequada e uma alimentação saudável, além da prática de exercícios leves, fazem toda a diferença para se sair bem na prova.

Vale lembrar que os estudantes que fizeram o 1º exame e optaram por participar dessa etapa têm a chance de melhorar a sua pontuação. Para os candidatos que não realizaram o primeiro exame, a nota obtida nessa etapa será fundamental para garantir a sua aprovação para a 2ª fase.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo