Cultura

200 pessoas prestigiam lançamento de livro sobre Darcy Ribeiro em Niterói

Obra organizada pelo professor Waldeck Carneiro traz 9 artigos de 15 educadores

Cerca de 200 pessoas prestigiaram, nesta segunda-feira (07/08), na Livraria Blooks, em Niterói, o lançamento do livro “Tributo ao Centenário de Darcy Ribeiro – Intelectual, Político e Gestor Insubmisso”. Estiveram presentes Antônio Cláudio da Nóbrega, Reitor da UFF; Godofredo Pinto, ex-Prefeito de Niterói; Flávio Serafini, deputado estadual da Comissão de Educação da Alerj; Thiago Risso, Subsecretário de Educação de Niterói; Osvaldo Maneschy, jornalista e assessor de imprensa do PDT, que trabalhou com Leonel Brizola, além de personalidades do meio acadêmico, políticos e escritores. É o segundo volume da Coleção “Diálogos com Pensadores da Educação Brasileira”, da Editora Nitpress, sob a organização do professor Waldeck Carneiro, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Sorbonne/França e Professor-Titular da UFF. O primeiro foi “Diálogos com Paulo Freire: tributo ao centenário do Patrono da Educação Brasileira”, editado em 2021.

Em nove artigos de quinze educadores, os autores analisam a obra literária do criador dos Centros Integrados de Educação Pública – os CIEPs – no Rio de Janeiro , da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos, além do Sambódromo carioca, realçando um dos mais brilhantes, geniais e democráticos pensadores que o Brasil já teve. O livro traz um depoimento do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, que destaca suas passagens com Darcy Ribeiro quando da construção dos chamados “Brizolões” e da Passarela do Samba.

“São livros que enfocam o tema da Educação e que colocam a ideia do diálogo em primeiro plano, fundamental para o avanço da reflexão em todas as áreas do conhecimento. Mas é ainda mais central nas pesquisas científicas, que, para se desenvolver, não podem prescindir das trocas de saberes. Este segundo volume gira em torno do pensamento de Darcy Ribeiro, sobretudo sua atuação no campo da educação, em interface com pensadores brasileiros e estrangeiros, tais como Pierre Bordieu, Florestan Fernandes e Anísio Teixeira”, assinala Waldeck.

“Este tributo a Darcy vem embalado pelos ventos da liberdade e da retomada de um projeto grandioso para o Brasil na busca da justiça social e do sonho sonhado por ele – a construção de uma civilização independente, próspera e justa no Hemisfério Sul. Um sonho tão grande quanto era sua personalidade multifacetada de intelectual, educador, antropólogo, político, fazedor de escolas e universidades”, analisa o editor da Nitpress, Luiz Augusto Erthal.

O prefácio é da Professora-Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), Malvina Tuttman, e o posfácio da educadora Lúcia Velloso Maurício, que foi Diretora de Capacitação do Magistério dos CIEPS (1992-1994), atualmente Conselheira da Fundação Darcy Ribeiro. Assinam os artigos: Alexsandra Aguiar, Edson Pereira, Ericka Ferreira, Flávia Monteiro, Glória Anselmo, Iduína Mont’Alverne, Lia Faria, Lincoln Santos, Luiz Antônio Botelho Andrade, Marcio Mori, Mariza Borges, Pablo Machado, Silvio Claudio Souza, Valdelúcia Alves e Viviane Merlim, além do próprio Waldeck.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo