Cultura

Festival de Teatro “Niterói em Cena” abre inscrições para selecionar 80 atrações artísticas

16ª Edição do evento acontece entre os dias 19 de setembro em 01 de outubro

Estão abertas as inscrições para as três mostras que vão compor a programação da 16ª edição do Festival de Teatro “Niterói em Cena”: “Mostra Cenas Curtas, Mostra Rua e Mostra Estudantil”. O festival, realizado pela Fundação de Arte de Niterói, vai acontecer entre os dias 19 de setembro e 01 de outubro, em diversos palcos e locais da cidade. As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pelo formulário eletrônico encontrado no site do festival. A curadoria vai selecionar 80 atrações para participar do evento.

Para a “Mostra Cenas Curtas” serão selecionadas 15 cenas, entre 10 e 18 minutos, que receberão cachê artístico de R$2mil por apresentação única que poderão ser realizadas entre os dias 26, 27 e 28 de setembro, no palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer. Podem inscrever-se grupos, companhias e artistas independentes, de qualquer localidade, que possuam cenas inéditas no festival, concebidas para o palco. As inscrições encerram-se no dia 17 de agosto e a lista de selecionados será divulgada no dia 21 de agosto. Para se inscrever, será necessário preencher um formulário eletrônico e inserir um link com a gravação da cena, que pode contê-la na íntegra ou ser um registro do processo criativo que está sendo desenvolvido.

Para a “Mostra Rua” serão selecionadas atrações entre 20 e 60 minutos, cujo cachê artístico será negociado junto à produção do evento, pela apresentação única a ser realizada entre os dias 23, 24, 27 e 30 de setembro ou 01 de outubro, em ruas e praças da cidade de Niterói. Podem inscrever-se grupos, companhias e artistas independentes, de qualquer localidade, que possuam cenas inéditas no festival, concebidas para espaços públicos. As inscrições encerram-se no dia 17 de agosto e a lista de selecionados será divulgada no dia 21 de agosto. Para se inscrever, será necessário preencher um formulário eletrônico e inserir um link com a gravação completa da atração artística.

Já a “Mostra Estudantil“ é voltada para escolas públicas e privadas (ensino fundamental e médio), e cursos livres de teatro do Estado do Rio de Janeiro . Serão selecionadas até 60 cenas, que não devem ultrapassar a duração de 8 minutos. O evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro, na Sala Nelson Pereira dos Santos, e possui objetivo formativo. A atividade contará ainda com Menções Honrosas definidas por um júri técnico, que abarcarão diversas categorias, além da indicação de três cenas para reapresentação na “Mostra Cenas Curtas”. As inscrições encerram-se no dia 25 de agosto e a lista de selecionados será divulgada no dia 28 de agosto. Para concorrer a uma vaga nessa Mostra, cada escola ou instituição deverá estar representada por um professor responsável, que deverá preencher e enviar o formulário eletrônico. Neste caso, não será necessário enviar link com a gravação da cena proposta.

O idealizador do evento Fábio Fortes comentou sobre a expectativa para a edição de 2023.

“Estou muito feliz por realizar há 16 anos consecutivos o Festival de Teatro Niterói em Cena. Essa edição será muito significativa e os niteroienses podem esperar muitas surpresas, além de uma extensa programação teatral com produções do Brasil, América Latina e Europa. Preparem-se: Niterói será a Capital Nacional do Teatro no mês de setembro”, disse Fabio Fortes, Diretor Geral do Niterói em Cena.

Os interessados em inscrever-se em uma ou mais mostras deverão acessar www.niteroiemcena.com.br, pois todas as inscrições serão realizadas por meio dos formulários eletrônicos disponíveis no site do festival. Será também através do site que serão divulgadas as listagens com os selecionados de cada mostra.

SERVIÇO
Inscrições
Mostra cenas curtas – até 17 de agosto
Mostra de rua – até 17 de agosto
Mostra estudantil – até 25 de agosto

O festival acontece entre os dias 19 de setembro e 01 de outubro.

www.niteroiemcena.com.br

Fonte: Ariel Philippe

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo