Dicas & Curiosidades

Como fazer da maneira correta

Um dos itens mais importantes, e que devemos oferecer com eficiência, é a sinalização de emergência. Ela é muito útil, e pode salvar muitas vidas, caso você as utilize de forma correta. Mas nem todo mundo sabe fazer isso, visto que é algo novo.

A sinalização de emergência é uma ferramenta muito importante, e é importante para que você obtenha aprovação do Corpo de Bombeiros. Esse laudo de vistoria faz parte de um grupo de documentos, exigidos pela Prefeitura da maioria dos municípios.

Sem esse equipamento, você não poderá ter seu empreendimento funcionando, e esse é um medo comum entre muitas pessoas. Pensando nisso, decidimos montar esse artigo, para contar tudo o que você precisa saber sobre as sinalizações e iluminação de emergência.

Também vamos contar tudo o que você precisa saber sobre as saídas de emergência, e qual sua utilidade. Então, se você está curioso e quer saber sobre tudo isso e muito mais, é só continuar a leitura!

Qual a função da saída de emergência?

Quando falamos em prevenção e combate a incêndios, precisamos nos lembrar dos variados aparatos usados para realizar isso. Além das ferramentas, que combatem ou evitam que o fogo se alastre, temos as saídas de emergência.

Elas são importantes para permitir uma rápida evacuação, em caso de incêndio. Dentre os motivos que tornaram o incêndio de Santa Maria, na Boate Kiss, ainda pior foi a falta de saídas de emergência.

Esses locais podem ser usados em diversas ocasiões como alagamentos, incêndios e até mesmo vazamentos de gás. Quem realiza o planejamento das saídas são profissionais, especialistas na área de prevenção contra incêndios.

Além disso, é importante que essas saídas contem com portas que cortem o fogo, e que permitam abertura dos dois lados. Contudo, essas portas precisam ter uma correta sinalização de emergência, que precisa ser bem distribuída.

Isto é, a sinalização não deve estar apenas na saída de emergência, mas em toda a rota que será usada para acessá-la. A dimensão precisa ser feita por uma equipe técnica, onde será necessário avaliar a capacidade que o local possui.

Sinalização de emergência: qual a importância?

Um dos itens de segurança que mais afetam a segurança de um local, é a sinalização de emergência. Essa ferramenta vai indicar a todos, que estejam no local do incêndio, onde as saídas estão localizadas.

Além disso, servirá para indicar quais as principais e mais seguras rotas, garantindo a segura evacuação. Portanto, não adianta planejar as saídas de emergência de forma correta e se esquecer da sinalização.

A falta de uma sinalização de emergência correta pode prejudicar bastante a evacuação das pessoas que estiverem no incêndio. Portanto, na hora de elaborar um plano de fuga para sua empresa ou edifício, lembre-se de colocar todas as sinalizações necessárias.

Como posso fazer a correta sinalização de emergência?

Agora que você já sabe a importância que a sinalização de emergência possui, é hora de conferir algumas dicas, para ter sucesso na hora de oferecê-la

Rota de fuga

A primeira coisa que você deve ter em mente, é que a rota de fuga precisa ser sinalizada de forma correta. A indicação deve ser contínua, e orientar qual o trajeto que deve ser seguido, e ter como final a saída de emergência.

Além disso, é necessário indicar onde os obstáculos estão localizados, como por exemplo pilares, escadas e até mesmo desníveis. Ou seja, tudo que ofereça algum risco às possíveis vítimas.

Uma forma de fazer a sinalização de emergência de forma correta, é analisando o local de forma crítica. Coloque as mensagens nos locais onde achar necessário, e lembre-se de indicar as mudanças na rota e muito mais.

De acordo com as normas, é necessário que as placas de sinalização fiquem com no máximo 15 metros de distância uma da outra. Também é importante deixar essa sinalização de emergência em local visível, e de fácil acesso.

E claro, todas as mensagens precisam ser escritas em Português, e caso seja necessário outros idiomas também podem ser aplicadas.

Sinalização de emergência nas portas

As portas, chamadas de saídas de emergência, precisam ter uma boa sinalização. Para isso, você deve colocar a mensagem no topo logo acima das portas, com a mensagem escrita de forma legível.

Caso isso não seja uma opção, você pode colocar a mensagem no centro da porta, em uma altura de 180 cm.

Sinalização extra

A sinalização complementar pode ser recomendada em diversas situações. Para isso, você precisará colocar a mensagem indicando o fim do piso, os locais com escada e demais pontos de fluxo.

Essa sinalização de emergência extra também possui suas regras próprias, e uma maneira de fazer tudo da forma correta, é com auxílio de uma equipe profissional. Lembre-se de procurar uma boa empresa que faz esse tipo de sinalização e iluminação de emergência, uma empresa que oferece todos esses serviços citados, com excelente qualidade é a Hiper Fire Extintores, com certeza eles vão te ajudar a elaborar e executar um projeto de sinalização com base em todas as normas reguladoras, já que é uma empresa certificada pelo INMETRO/IPEM.


Fonte: Rioemfoco

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo