Dicas & Curiosidades

Consultar IPVA 2023

O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deve ser pago anualmente por todas as pessoas que possuem veículo. O pagamento é a forma de deixar o veículo regularizado. Dessa forma você pode rodar com liberdade e evitar multas, além de outras consequências resultados do inadimplemento. Saiba como consultar o IPVA 2023.

O IPVA 2023 é um tributo que deve ser pago uma vez por ano, logo no começo. Trata-se de uma das principais obrigações que recaem sobre os proprietários de veículo automotor. Como os valores costumam ser altos, é interessante que você se organize financeiramente para pagar o IPVA 2023 dentro do prazo.

E se você não pagar o IPVA, já sabe o que acontece. Multa, problemas, dor de cabeça, “rombo no bolso” e muitos outros perrengues vão estar à sua “disposição”.

Aliás, se estiver pensando em vender seu carro, se o IPVA não estiver em dia nem isso você poderá fazer, pois sabe bem que não conseguirá fazer a transferência do bem e até mesmo jamais vai conseguir regularizá-lo se não efetuar o pagamento.

Dessa forma, se não pagar sucessivos IPVA’s saiba que esse valor vira uma verdadeira “bola de neve” e pode ser simplesmente avassaladora.

Depois disso, certamente será colocado em dívida ativa pelo Estado e aí, meu caro amigo, há execução judicial, o que envolve bens penhorados, gastos com advogados e a impossibilidade de fazer muita coisa, bem como projetos, pois você estará com um tremendo problema.

Logo, esses são argumentos fortíssimos para que você não deixe de pagar o seu IPVA 2023 no prazo. Uma excelente opção é fazer o pagamento do IPVA adiantado, tudo de uma vez, inclusive junto com o licenciamento 2023, assim você já se livra de uma vez por todas com todas as pendencias do veículo no ano.

Parcelamento IPVA 2023

Aproveite as opções de parcelamento que os Estados dão (nem todos) para pagar o seu IPVA com tranquilidade, ou, ainda, se tiver dinheiro, não pense duas vezes em pagar à vista e já se livrar do problema, até mesmo para não esquecer e nem sequer ter imprevistos que o impeçam de quitar a sua dívida IPVA, o Detran RJ é um dos órgãos que oferece a opção de parcelamento.

Alguns Estados não permitem o parcelamento do IPVA para veículos novos. Assim, se está pensando em trocar de carro, guarde um dinheirinho extra para pagar o IPVA, sob pena de ficar em maus lençóis, até porque você terá outros gastos como seguro, gasolina, documentação do veículo, sem falar em parcelas de financiamento, se for o seu caso, o que pode sair muito, mas muito caro e realmente dar um rombo no bolso.


Fonte: Rioemfoco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo