Empreendedorismo

Rei do Mate amplia sua participação em pontos alternativos

Além de shoppings e lojas de rua o Rei do Mate possui agora lojas em hospitais, clubes, faculdades, pontos turísticos, aeroportos, dentro de empresas, postos de gasolina e em pontos com grande fluxo e concentração de pessoas saindo na frente e inovando em sua área. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias em pontos alternativos passaram de 3,1% em 2020 para 8,7% em 2022.

Esse novo momento pelo qual o franchising nacional atravessa vai ao encontro da estratégia mercadológica do Rei do Mate, a maior casa de chá e uma das maiores cafeterias do país, que amplia sua participação em pontos alternativos.

Com isso, os serviços de lanchonete e casas se chá terão a profissionalização de quem tem o know-how de quem faz isso desde 1978.

Assim, as casas de chá da marca, estão no Hospital São Domingos, em São Luís, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Clube de Regatas Flamengo, no Bradesco Seguros, e o novo lounge, na loja do Morro da Urca, no Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, no Hospital Austa, em São José do Rio Preto, no Hospital Unimed em Bauru, no Aeroporto de Viracopos em Campinas, e no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital de São Paulo.

Hoje, o Rei do Mate tem 305 lojas instaladas em 17 Estados brasileiros. De acordo com João Baptista da Silva Junior, Diretor de Franquias e Expansão, os pontos alternativos representam quase 40% do total de lojas e 50% do faturamento da rede.

A primeira loja do Rei do Mate foi fundada em 1978 pelo empresário Kalil Nasraui, na famosa esquina paulista das Avenidas Ipiranga e São João. Com apenas 20 m², conquistou os primeiros consumidores com uma receita de chá própria, consumida pura ou com leite, limão, caju e maracujá. Foi sucesso na década de 1980, tornando-se um ponto tradicional no Centro Paulistano.

Por mais de uma década, Rei do Mate manteve sete lojas próprias e mudou o hábito de consumo de chá dos paulistanos. A entrada da segunda geração da família na empresa, em 1991, estruturou o negócio para que fosse multiplicado como franquia.

Foram desenvolvidos novos produtos, novas combinações da bebida – que hoje chega a mais de 100 – e o café e o pão de queijo foram incorporados ao cardápio.

Hoje, Rei do Mate conta com 305 lojas instaladas em 17 Estados. Com 44 anos de fundação e com 31 anos de franchising, é a maior casa de mate do país e é considerada uma das maiores cafeterias no formato franchising, tendo recebido o Prêmio Melhores Franquias do Brasil, 1º lugar entre as redes de cafeterias do País. Somando a isso, foi contemplada com 5 estrelas entre as 74 melhores redes de 2018/19 – premiação concedida pela PEGN, além de receber durante 23 anos consecutivos o Selo de Excelência em Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo