Dicas & Curiosidades

Inss extrato – Revista Bem Estar

O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, sendo este o caixa referente à Previdência Social. Esse caixa será o responsável por realizar todos os pagamentos relacionados às aposentadorias e outros benefícios de trabalhadores brasileiros, como acidentes de trabalho por exemplo. Os únicos trabalhadores que não recebem sua aposentadoria pelo INSS são os servidores públicos.

Porém, muitos acreditam que os benefícios oferecidos pelo INSS são unicamente de aposentadoria por tempo de contribuição, porém, a Previdência Social oferece ainda os benefícios de aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio no caso de doenças, pensão por morte, acidentes ou até mesmo acidentes ocorridos no local de trabalho, salário família e maternidade, 13º salário, e por fim, reabilitação profissional.

Mas o mito de que o INSS só é vantajoso na aposentadoria se concretiza em partes, já que isso é uma das coisas que temos certeza de que um dia acontecerá, enquanto acidentes e mortes acontecem com menor frequência. Sendo assim, há de se dizer que o principal benefício de se contribuir para o INSS é para receber um salário mensal (compatível com a renda anterior, um cálculo gerará a renda mensal do empregado) durante a aposentadoria.

Além disso, o INSS também oferece auxílio-doença para profissionais que tenham que se afastar do posto de trabalho por conta de motivos de saúde, sendo este outro dos benefícios de maior destaque do INSS.

Consulta de Saldo e Extrato INSS

Os contribuintes do INSS pode consultar o extrato INSS pela internet, através do sistema online que é gerenciado pela DATAPREV. O trabalhador que tem direito ao benefício pode obter informações sobre saldo, valor pago e extrato completo atualizado.

Muitas pessoas tem a necessidade de saber o valor que já foi pago ao INSS, ou seja, o quanto foi pago e o tempo de contribuição até o presente momento. Mas o que muitos não sabem é que isto pode ser muito mais fácil que a maioria pensa. Através do sistema sistema do Dataprev do site oficial da Previdência Social, você pode realizar esta consulta do INSS de forma rápida.

Para realizar a consulta acesse a página de cálculo de contribuições, através do link meu.inss.gov.br. Para conseguir o acesso você precisa selecionar sua categoria de contribuição, seja ela individual, facultativo, doméstico ou contribuinte especial. Em seguida digite o número de seu PIS/ PASEP. Depois basta digitar o código de confirmação que aparece logo abaixo.

Feito isso, você deve escolher quais dados de seu INSS deseja consultar. Para emitir a GPS com seus dados cadastrais, clique em “Obter dados cadastrais”. Para Calcular e consultar a contribuição do INSS pago, clique em “Calcular Contribuição”. Se tiver alguma dúvida, clique em “Ajuda”.

INSS Autônomo

O INSS Autônomo é a modalidade para aqueles cidadãos que gostariam de ter os benefícios da contribuição da Previdência Social. Trabalhadores autônomos, empresários, donas de casa ou todos aqueles que não possuem vínculo empregatício com carteira assinada, podem optar pelo pagamento do INSS autônomo para garantir a aposentadoria e também outros benefícios como auxílio doença e auxílio acidente.

Para se inscrever como contribuinte autônomo , o cidadão deve se dirigir até uma agência do INSS mais próxima portanto carteira de trabalho (se possuir) e documentos pessoais. O operador irá realizar seu cadastro no sistema da Previdência em poucos minutos e em seguida, irá lhe informar sobre como obter a guia para pagamento.

São duas as modalidades para o pagamento do INSS autônomo. O pagamento como contribuinte individual, que é destinado àqueles que exercem alguma atividade por conta própria, seja ela empresário, freelance de empresas, etc. Ou como contribuinte facultativo, no qual se enquadram as pessoas com mais de 16 anos que não têm renda própria, mas decidem contribuir para o INSS. Por exemplo: donas-de-casa, estudantes, síndicos de condomínio não-remunerados, desempregados, presidiários não-remunerados e estudantes bolsistas.




Fonte: Revistabemestar

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo