Dicas & Curiosidades

Veja o Passo a Passo

Quem mora em apartamento ou casa pequena pode achar que não tem espaço para cultivar uma horta, mas isso não é verdade. Com um pouco de criatividade, é possível fazer uma horta em qualquer lugar, inclusive dentro de casa.

Uma das vantagens de cultivar uma horta em casa é que você sempre terá alimentos frescos à mão. Além disso, você pode escolher os alimentos que vai cultivar, o que garante que eles sejam orgânicos e livres de agrotóxicos.

Cultivar uma horta também é uma ótima forma de relaxar e se conectar com a natureza, mesmo estando dentro de casa. E o melhor: cuidar da horta pode ser uma atividade para toda a família.

Neste artigo, você vai aprender como fazer uma horta em casa. Confira o passo a passo.

Como montar horta em casa? Veja o que você precisa saber

Para montar sua horta em casa, você precisará de:

Como Fazer Horta em Casa: Veja o Passo a Passo
imagem: Divulgação

Uma área para plantar

Primeiramente, vai precisar de um espaço para plantar, você pode usar o chão do seu quintal, uma caixa de madeira ou uma bacia de plástico.

Se você for usar o chão, certifique-se de que a área esteja bem drenada. Assim, se estiver usando uma caixa ou bacia, forre-a com um pano para drenagem antes de colocar a terra.

Terra para plantar

Você pode comprar terra pronta para plantio em lojas de jardinagem ou fazer a sua própria mistura com areia, esterco e composto.

Como Fazer Horta em Casa: Veja o Passo a Passo

Sementes ou mudas

Escolha as sementes ou mudas que você quer cultivar. Ao escolher suas plantas, é verificar se elas se adéquam na área em que vai plantar.

Guia de jardinagem

Consulte um guia de jardinagem para saber quando plantar as sementes e quando colher as frutas e legumes de acordo com a época do ano e clima de onde mora.

O local ideal para a horta depende do tamanho e da orientação do seu espaço.

Se você tiver um espaço pequeno, pode cultivar sua horta em vasos ou caixas, de maneira que fiquem expostas em um lugar que receba sol.

Se você tiver um espaço maior, pode cultivar sua horta no chão. O ideal é que a horta fique em um local com boa drenagem e que receba sol durante pelo menos seis horas por dia.

Como Fazer Horta em Casa

Como cuidar da horta?

Para manter sua horta em casa bonita e produtiva, é vital cuidar dela regularmente.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a manter sua horta em ótimas condições:

  • Irrigação: Regue sua horta todos os dias, ou pelo menos duas vezes por semana. Assim, isso irá manter as plantas hidratadas e saudáveis;
  • Limpeza: Limpe as plantas para remover ervas daninhas, insetos e outros detritos. Dessa forma, isso permitirá que as plantas cresçam e se desenvolvam livremente;
  • Fertilizantes: Fertilize suas plantas regularmente para fornecer nutrientes essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento.
  • Poda: Podar as plantas para remover ramos secos, doentes ou danificados. Pois, assim, isso estimulará o crescimento de novas folhas e ramos saudáveis.
  • Pedras: Coloque pedras ou outros objetos no fundo da horta para drenar o excesso de água e evitar que as raízes das plantas fiquem encharcadas.

Plantas ideais para a horta em casa

Para que a sua horta em casa tenha sucesso, você deve escolher as plantas certas para o espaço e clima disponíveis. Aqui estão algumas dicas sobre as plantas ideais para cultivar na horta em sua casa.

Considere o tamanho do seu espaço

Se você tiver um espaço pequeno, pode optar por plantas em vasos ou caixotes de madeira. do mesmo modo, para um espaço maior, pode usar canteiros ou até mesmo uma área do jardim.

Confirme se as plantas que você escolheu para sua horta seja ideais para o tamanho do seu espaço.

Clima onde você vive

Algumas plantas precisam de mais sol enquanto outras prosperam em sombra.

Se você morar em um lugar com clima quente e úmido, por exemplo, pode optar por plantas como tomate, pimentão e abobrinha.

Já se morar em um lugar com clima frio e seco, é melhor escolher plantas como erva-mate, feijão e repolho.

Certifique-se de pesquisar sobre as necessidades de cada uma das suas plantas antes de começar a semeá-las.

Além disso, trate as pragas e doenças que podem afetar as suas plantas.

Algumas pragas são fáceis de controlar usando produtos químicos, por outro lado, outras podem ser mais difíceis de combater e podem danificar seriamente a sua horta.

Conclusão: Fazer horta em casa é simples!

Portanto, esperamos que esse post tenha sido útil e que você consiga fazer a sua Horta em Casa com facilidade.

Navegue pelo nosso site para encontrar outros conteúdos que possam lhe ajudar ainda mais nesse processo.

Fique ligado nas nossas redes sociais também, pois sempre estamos postando novidades por lá!

VAGAS LIMITADAS – GARANTA JÁ O SEU LUGAR!


Fonte: Rionoticias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo