Dicas & Curiosidades

Decorando com tijolo ecológico: dicas sustentáveis

O tijolo ecológico pode ser visto como um dos materiais com maior função na decoração dentre os outros que prometem características sustentáveis. Além da sua resistência e baixo custo, a produção desse item essencial para ambientes que valorizam a natureza não passa pelo processo de queima de componentes.

Além disso, qualquer pessoa pode fabricar o tijolo sustentável desde que tenha uma máquina e um ambiente com espaço o suficiente para iniciar a produção. O item pode ser utilizado de maneira funcional em uma reforma, como para criar bancadas e paredes, quanto de maneira decorativa. Veja, abaixo, as formas de usar!

Decorar com tijolo ecológico é possível?

Sim, é possível fazer uma boa decoração utilizando o tijolo ecológico. Esse material, além de sustentável, é extremamente funcional, pois pode ser aplicado em diversas áreas e ocupar as mais variadas funções. Atualmente, o item que visa a sustentabilidade de uma obra se mostra uma verdadeira tendência.

Para quem o aplica em paredes, há a possibilidade de aplicar um impermeabilizante para revestir e tornar a sua aparência agradável. Logo abaixo, você poderá observar mais alguns exemplos da utilização do material com fins decorativos e práticos.

Tijolo ecológico para decorar a sala

Para quem deseja unir o estilo rústico ao sofisticado, este tipo de material ecológico é o mais recomendado por especialistas em decoração. Isso porque ele pode ser aplicado em paredes, bem como em pequenas bancadas para condicionar o cômodo. Além disso, suas propriedades permitem uma melhor circulação do ar.

Tijolo ecológico para a bancada da cozinha

O tijolo ecológico também pode ser utilizado para fazer bancadas de cozinha e esta é uma de suas maiores qualidades. O ideal é que um bom rejunte seja utilizado, mostrando-se capaz de oferecer uma estrutura suficiente para que a peça em questão fique de pé e consiga sustentar o que for colocado em sua superfície.

Montagem de uma casa moderna

Uma casa moderna combina perfeitamente com o tijolo sustentável. Além de trazer um maior conforto para os cômodos, a sofisticação também se mostra presente. Uma boa dica é unir esse material extremamente resistente com o vidro e equipamentos modernos e automatizados.

União do tijolo ecológico e do vidro

Por falar em vidro para trazer uma noção de modernidade ao ambiente… Unir ambos os materiais é uma excelente ideia, principalmente para criar uma fachada sofisticada ou uma entrada para o jardim de uma casa ou prédio comercial. O importante é saber escolher os melhores revestimentos para que a decoração combine.

Adicione cor

Por fim, ainda mais uma dica de como decorar com o tijolo ecológico. Pelo material ser rústico e ideal tanto para ambientes externos quanto para internos, é importante passar uma tinta por cima, trazendo um diferencial para o cômodo. Na maior parte dos casos, os tons claros são ideais para oferecer uma sensação de amplitude.

Posso revestir o meu tijolo?

Sim, você poderá fazer o revestimento do tijolo sustentável da Ecomaquinas. No entanto, é importante conversar com algum especialista no assunto ou tomar cuidado na hora de colocar a ideia em prática. Algumas pessoas preferem tijolos aparentes para trazer uma sensação clássica e rústica, o que dispensa o revestimento.

No entanto, para quem deseja colocá-lo de toda a forma, é possível impermeabilizar o local antes de mais nada e não se esquecer de adicionar o rejunte. Para que isso seja possível, é só juntar o revestimento com materiais mais firmes, como é o caso do granito. Adicionar elementos de vegetação também pode ser uma boa ideia.

Por que devo escolher o tijolo ecológico?

Sem dúvida alguma, a principal resposta para essa pergunta é a economia para o bolso durante a reforma. Por ser mais simples de produzir e feito com materiais reciclados, o custo por bloco pode ser 30% menor que o custo dos tijolos tradicionais. Então, para grandes obras, vale muito a pena.

Além disso, os tijolos ecológicos são projetados para fácil instalação, o que otimiza o tempo de construção. Se está ansioso por ver resultados, tenha em mente que esta será a melhor opção para avançar na sua atividade e promover mais conforto para todos os integrantes da casa. Vale lembrar que o item não emite gases para o meio ambiente ao longo da fabricação.




Fonte: Revistabemestar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo