Geral

Como ser convidado para uma entrevista de emprego?

Como ser convidado para uma entrevista de emprego?

imagem: Divulgação

Os candidatos à procura de trabalho têm um objetivo principal – encontrar e garantir um emprego. Mas um dos principais obstáculos a serem superados durante uma busca por emprego é a fase da entrevista de emprego. 

Muitos candidatos caem nesse obstáculo por falta de preparação ou porque não conseguem demonstrar ao empregador por que deveriam receber a oferta de emprego. Mas muitos candidatos também não chegam à fase de entrevista de emprego.

A maioria dos empregadores recebe centenas de modelos de currículo para cada função que anunciam, por isso está se tornando cada vez mais difícil para os candidatos se destacarem da multidão e fazerem com que sua solicitação de emprego seja notada. 

Se um currículo ou carta de apresentação não se destacar da multidão, é improvável que o empregador o leia e muito menos convide esse candidato para uma entrevista de emprego. Então, neste mercado de trabalho competitivo, o que os candidatos podem fazer para aumentar suas chances de serem convidados para uma entrevista de emprego?

Como ser convidado para uma entrevista de emprego?
imagem: Divulgação

Escreva um bom currículo

Em primeiro lugar, concentrar-se em escrever um bom currículo que seja relevante para a função aumentará automaticamente as chances de entrevista. Quando um empregador recebe um currículo, ele precisa ser capaz de escolher as principais habilidades e experiência de trabalho relevante muito rapidamente.

Em média, um empregador analisa um currículo por 30 segundos antes de decidir se convida ou não o candidato para uma entrevista de emprego. Dado que o empregador não tem muito tempo para tomar uma decisão, ele provavelmente pulará o currículo se não encontrar as informações que procura. 

Para garantir que um currículo seja lido, os candidatos devem se concentrar em ler a descrição do trabalho para o qual estão se candidatando e combinar seu currículo com as principais responsabilidades do trabalho.

Jamais ignorem a carta de apresentação

Muitos candidatos ignoram a carta de apresentação, o que pode realmente atrapalhar sua busca por emprego. A maioria dos empregadores vai querer ver uma carta de apresentação e a maioria vai ler isso antes mesmo de chegar ao currículo. Portanto, se um candidato não enviar uma carta de apresentação com seu currículo ou não gastar muito tempo personalizando-o, suas oportunidades de entrevista de emprego logo estarão diminuindo. 

Os candidatos podem aumentar automaticamente suas chances de entrevista de emprego descobrindo o nome do entrevistador e enviando sua carta de apresentação para personalizá-la. 

Os candidatos também devem demonstrar brevemente por que é a pessoa certa para a função – elaborando seu currículo – e também devem dizer ao empregador por que desejam trabalhar para eles.

Faça o possível e o impossível para conquistar o seu emprego

Há uma série de outras coisas que os candidatos podem fazer durante a busca de emprego para melhorar sua taxa de sucesso na entrevista de emprego. Configurar perfis em sites de mídia social e seguir organizações importantes pode ajudar os candidatos a aumentar seu perfil no setor e também pode ser uma ótima maneira de fazer pesquisas sobre uma empresa. Se um candidato puder transmitir essa pesquisa em uma solicitação de emprego, o empregador ficará impressionado.

Criar um portfólio de carreira, praticar técnicas de entrevista de emprego e ganhar experiência de trabalho extra por meio de voluntariado ou estágios também são maneiras de obter mais ofertas de emprego.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo