Sem categoria

Isto não é teatro – peça para ouvir

Registrada apenas em áudio, obra apresenta cenário de distopia e provoca reflexões sobre arte, política e futuro.

            Desde o dia 3 de dezembro,, está disponível em plataformas digitais como Spotfy e YouTube “Isto Não é Teatro – Peça Para Ouvir”, que tem dramaturgia assinada pelo ator Janssen Castellar. A ideia é homenagear as peças radiofônicas e o resultado do trabalho é fruto de uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que contemplou o projeto com a bolsa estudantil de iniciação artística e cultural PIBCUL.

            Jansen Castellar concebeu o enredo de “Isto não é teatro” já em plena pandemia do Covid-19 “como um desabafo”, ele diz. O artista detalha: “O texto revela as minhas angústias em meio ao silêncio e solidão do isolamento social, mas acredito que muita gente vai se sentir representada”. A dramaturgia foi escrita para uma encenação teatral convencional. O ator, porém, ainda em tempos de distanciamento, juntamente com Jai Gonçalves, coordenador do projeto, optou pelo registro da obra em áudio remetendo às peças radiofônicas. A indignação do artista diante das incertezas quanto ao futuro e toda a sua revolta com o contexto social que estamos inseridos nesse momento no Brasil, são perceptíveis e latentes em uma história que apresenta uma distopia como pano de fundo, onde as situações retratadas devem estimular o ouvinte a refletir sobre a nossa conjuntura histórica, política e econômica na atualidade.

            “Isto não é teatro” é permeado por provocações. Até mesmo o nome da peça é um convite à reflexão sobre as manifestações artísticas que precisaram se adaptar ao modo remoto para entreter o público. As casas de shows, os cinemas e os teatros não puderam ter mais o público presente e muitos artistas passaram a se apresentar pela internet através das famigeradas lives. Mas será que essas experiências artísticas que denominam como teatro continuam sendo o que são mesmo não tendo o público in loco, reagindo a tudo que acontece nos palcos em tempo real? Fica o questionamento.

            “Isto não é teatro” se relaciona intimamente com mazelas nacionais testemunhadas diariamente. Em sintonia com a distopia da trama, onde um ‘apagão’ da comunicação e das relações interpessoais é generalizado, revelou-se oportuna a materialização da escrita cênica através da gravação em áudio, já que a escuta é essencial para a convivência em sociedade. O fator primordial dessa iniciativa é possibilitar o acesso democratizado às produções artísticas, já que nossas carências socioeconômicas e culturais são inegáveis. Juntamente com o papel da arte, “Isto não é teatro – peça para ouvir”também pretende gerar reflexão, despertar pensamento crítico sobre a condição vulnerável da população e encorajar a resistência.

Sobre Jansen Castellar: Ator, Bacharel em Atuação Cênica pela UNIRIO e atualmente cursando Licenciatura em Teatro na mesma instituição. Atua há mais de vinte anos no cenário cultural, seja no palco ou nos bastidores, integrando a equipe técnica de peças como “Rock In Rio – O Musical”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical” e “Minha Mãe É Uma Peça”. Como ator, seus trabalhos de destaque são as peças “Solo”, “Breves Histórias Incríveis” e “Desvão”, além do monólogo “O Nunca Jamais Imaginado”, apresentado no festival Breves Cenas, e sua participação na série “Desnude”, do canal GNT.

Instagram/Twitter: @jansencastellar

“Isto Não é Teatro – Peça Para Ouvir”

Ficha Técnica

Dramaturgia e voz: Jansen Castellar

Interlocução: Jai Gonçalves

Trilha Original: Pedro Pedrosa

Mixagem: João Carstens

Realização em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Onde: Spotify e YouTube

Fonte: Ramon Odriguez

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo