Sem categoria

Tecnologia promove resiliência do sistema global de educação por meio de projetos

Softline desenvolve parceria com universidades para que jovens continuem estudando

A Softline, fornecedora líder mundial de soluções e serviços de tecnologia e segurança cibernética, vai facilitar e expandir o acesso a ferramentas digitais vitais para diferentes entidades educacionais em toda a região da América Latina, bem como em muitos outros locais do mundo. Para isso, está realizando a integração de diferentes soluções e serviços de tecnologia que permitem aos jovens continuar estudando, enquanto os professores poderão manter suas aulas à distância, de qualquer lugar.

Até o momento, a Softline já colaborou com mais de 2.800 entidades educacionais, incluindo universidades, órgãos públicos, escolas, entre outros, com o intuito de introduzir a tecnologia necessária a fim de apoiar as futuras gerações de profissionais de tecnologia, garantindo que tenham o acesso e os conhecimentos essenciais para seu sucesso no ambiente de trabalho, cada vez mais digital. Na América Latina, durante a pandemia, a educação foi um dos principais setores afetados e o acesso à tecnologia de telecomunicações foi o que permitiu que muitos alunos continuassem seus estudos.

O momento é oportuno. No Brasil, segundo a pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil”, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as escolas e as redes de ensino tiveram que aprender um novo modelo de funcionamento digital  em relação aos desafios impostos pela pandemia no ano letivo de 2020. O levantamento mostra que 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais e que mais de 98% das escolas do País adotaram estratégias não presenciais de ensino. Ao comparar o cenário de diferentes países em relação ao número de dias com as escolas fechadas, nota-se que o Brasil teve um período expressivo de suspensão das atividades presenciais: 279 dias durante o ano letivo de 2020, considerando escolas públicas e privadas.

Desta forma, tornou-se necessário que as escolas oferecessem um treinamento específico para professores. Na rede estadual, 79,9% das escolas treinaram os professores para usarem métodos ou materiais dos programas de ensino não presencial. Na rede municipal, 53,7% fizeram o treinamento. Ao todo, 43,4% das escolas estaduais disponibilizaram equipamentos, como computador, notebooks, tablets e smartphones aos docentes. No caso das municipais, esse percentual é de 19,7%. Já quando o assunto é acesso gratuito ou subsidiado à internet em domicílio, o levantamento feito pelo Inep mostra que 15,9% da rede estadual adotaram medidas nesse sentido; na rede municipal, o número registrado foi de 2,2%. Além disso, 21,9% das escolas privadas retornaram às aulas com a realização concomitante de atividades presenciais e não presenciais, o chamado ensino híbrido. A estratégia também foi recomendada pelo CNE. Na rede pública, 4% das escolas adotaram essa medida.

De olho na tendência, um exemplo do engajamento da Softline em todo este processo está na parceria com a Associação Húngara de Pesquisa e Rede Acadêmica (Hungarnet), firmada em junho de 2021, para fornecer soluções de software a estudantes universitários húngaros e todos os professores envolvidos. Como resultado, a Softline fornecerá mais de 420.000 licenças Microsoft 365 para todo o sistema de ensino superior húngaro, garantindo o acesso às ferramentas de colaboração necessárias para apoiar o ensino à distância. “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Softlinepara garantir que mais de 150.000 professores e alunos possam usar as soluções de tecnologia mais atualizadas para ensinar e aprender. A pandemia destacou a necessidade de resiliência na educação e estamos orgulhosos de implementar este projeto, que irá garantir o acesso ininterrupto às ferramentas vitais da EduTech como facilitadoras do ensino à distância, independentemente dos desafios que o futuro possa trazer”, comemora Dr. Tick József, presidente da Hungarnet.

Fonte: Latam Intersect PR Assessoria

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo