Geral

4 Passos para potencializar suas vendas mobile

4 Passos para potencializar suas vendas mobile
Fonte da imagem: Canva.com

Através das vendas por whatsapp, pode-se afirmar que a tecnologia passou a ser uma grande aliada em vários setores, inclusive, e principalmente para o setor de vendas. 

O m-commerce (vendas por mobile), é fundamental para conquistar clientes e fazer com que a empresa cresça. 

Mais de 56% de toda a população realiza suas pesquisas através do celular. Isso significa que, para a maximização de um negócio – de qualquer nicho – precisa apresentar um excelente lugar nos mecanismos de busca.

Isso significa que é de extrema importância colocar seu site no topo do Google para potencializar resultados e o escopo do seu negócio.

Este artigo apresenta várias informações para aqueles que desejam saber mais sobre esse comércio móvel e como potencializar suas estratégias de negócio.

Para explicar os pontos essenciais das vendas mobile, os assuntos aqui abordados são: o que é e-commerce – para compararmos com o m-commerce -, a diferença entre e-commerce e m-commerce, os benefícios em trabalhar com vendas mobile, as ferramentas mais utilizadas para vender os produtos e como potencializar as vendas. 

O que é e-commerce?

A internet tem o papel principal no e-commerce, já que por meio da tecnologia é possível realizar compras online. 

E-commerce ou loja online é justamente isso: comprar na internet por meio de um notebook ou celular conectado a um wi-fi, por exemplo. 

Com a tecnologia em avanço a cada ano, as maneiras de realizar compras também se tornaram tecnológicas. 

Comprar online é uma forma fácil de adquirir produtos e serviços que, antes, teríamos que sair de casa para comprar. Hoje em dia, basta entrar em um wi-fi e as possibilidades de lojas são imensamente maiores se comparadas com o maior shopping já construído.

Diferença entre m-commerce e e-commerce

Primeiramente, antes de elucidarmos a diferença entre m-commerce e e-commerce, precisamos falar o que eles têm de semelhança: ambos são feitos online.

 Agora que já sabemos dessa informação, podemos citar a diferença entre eles, entenda mais nos próximos parágrafos.

O m-commerce é feito por dispositivos móveis. 

Esse conceito vem da mobilidade do cliente, que pode realizar suas compras por meio dos aplicativos de lojas, utilizar cupons e aplicativos que irão comparar os preços, tudo por smartphones ou tablets. 

A internet, agora, é mais rápida e mais fácil de ser acessada por meio de wi-fi, em lugares públicos. 

Dessa forma, qualquer pessoa que passar pelo local, poderá acessar e realizar sua compra de forma segura e garantida pelos vendedores.

Essa compra é o que caracteriza as vendas mobile. 

Já o e-commerce é a compra online, um comércio eletrônico para realizar compras de varejo, por exemplo, com a utilização, geralmente, de um notebook ou computador de mesa. 

Essas diferenças são fundamentais para entender como esses dois comércios funcionam na prática.

Quais são os benefícios de trabalhar com vendas por WhatsApp?

Para trabalhar com vendas mobile são necessários alguns investimentos em aplicativos e ferramentas que irão fazer com que os clientes encontrem o que realmente necessitam. Veja abaixo alguns benefícios em trabalhar com vendas mobile. 

4 Passos para potencializar suas vendas mobile
Fonte da imagem: Canva.com
  • Crescimento do público-alvo

As ferramentas de vendas mobile também são utilizadas como redes sociais – a exemplo do Instagram. Por conta disso, o crescimento do público-alvo é significativo. 

Por meio de aplicativos mobile, as empresas têm a certeza de que os clientes acessam as promoções e também os preços dos produtos. 

Após o comprador ter acesso ao aplicativo mobile, o público-alvo poderá ser analisado de forma mais efetiva, o que faz com que os vendedores tenham acesso ao histórico do cliente e realizem vendas de qualidade para obter a satisfação do comprador. 

Assim, o público-alvo irá crescer cada vez mais através desses aplicativos e táticas de marketing. 

  • Destaque maior que o e-commerce

No m-commerce é possível ter uma marca com maior visibilidade no mercado. As lojas de vendas mobile têm mais chances de conseguir clientes e são vistas como mais inovadoras, o que faz com que sejam mais valorizadas aos olhos dos clientes. 

Isso ocorre, principalmente, devido à facilidade de acesso devido aos celulares, que, atualmente, compõem a vida de milhares de pessoas e disponibilizam facilidades que não podem ser alcançadas com um computador, por exemplo, já que celulares são portáteis. 

  • Disponibilidade no momento de compra do cliente

As vendas mobile estão disponíveis para o cliente quando ele precisar. Não há horários de funcionamento, portanto, é possível comprar, acessar novos produtos, comparar preços e conseguir cupons a qualquer hora do dia.

  • Menos burocracia

A empresa garante seus processos com maior rapidez, pois os dados podem ser acessados a qualquer momento. O local de trabalho também tem a possibilidade de ser diverso, porque é possível realizar as vendas tranquilamente em qualquer lugar, mesmo fora de casa ou do escritório da empresa. 

  • Redução de custos

Os custos são reduzidos nas vendas mobile. O m-commerce é feito totalmente online, sem precisar de mão de obra específica para realizar determinadas funções, pois o próprio aplicativo mobile cuidará disso. 

Além disso, não é necessário abrir um comércio físico, o que ajuda a reduzir as contas de luz, água e aluguel.  

Como potencializar as vendas por WhatsApp?

Pesquisar e sempre aprender ajuda muito na hora de vender no ambiente móvel. É preciso saber como potencializar as vendas e ganhar novos clientes. 

Anote todas as dicas e coloque em prática em seu negócio. 

  • Tenha um site ou aplicativo responsivo

Um site ou aplicativo que se adeque ao tamanho da tela que o cliente utiliza é muito necessário. Isso caracteriza um aplicativo responsivo – a adequação. 

A vantagem de obter essa ferramenta é enorme, pois o consumidor sentirá mais conforto ao acessar as informações do produtos, ele não precisará aumentar a tela para isso, o próprio site fará automaticamente o ajuste. 

  • Atendimento mobile vale a pena

O chat online e o callback são exemplos de atendimento mobile. Com o callback, não será necessário que o consumidor espere por vários minutos que alguém o atenda. 

O cliente pode solicitar a ligação, e, assim, continuar a comprar no site. 

O chat online é uma ótima ferramenta para chamar os clientes que navegam pelo aplicativo ou pelo site para conversar pelo chat e tirar dúvidas ou realizar pedidos. 

Os chats podem ser muito explorados positivamente.

  • Impulsione as redes sociais para ajudar nas vendas mobile

O Facebook, o Instagram e o WhatsApp são redes sociais muito relevantes, atualmente. Dessa forma, é imprescindível usá-las para ajudar nas vendas mobile. 

Esses meios podem fazer com que as vendas aumentem de forma significativa.

Inclusive, esses aplicativos possuem áreas exclusivas para vendas, o que promove maior facilidade, além de ajudarem na hora do pagamento e promovem anúncios pagos para ativar o tráfego pago, fora o orgânico que é angariado naturalmente com postagens e compartilhamento. 

  • Importância da divulgação para o tráfego orgânico

Primeiramente, a empresa deve investir em questões de marketing para que o tráfego orgânico ocorra após a definição do público-alvo. 

Entender o que é tráfego orgânico e como funciona é essencial para potencializar estratégias. Por isso, conte com a Plataforma Guest Posts e conheça os melhores insights para maximizar o tráfego de usuários.

ranqueamento-no-google-com-guest-posts

Com o tráfego orgânico, a loja pode direcionar seus investimentos para outras áreas da loja, pois os anúncios pagos não serão mais o foco principal. 

O tráfego orgânico é conquistado principalmente pelo ranqueamento da loja em ferramentas de pesquisa. Um bom exemplo dessas ferramentas é o Google. 

Mas para conciliar um excelente tráfego orgânico, algumas estratégias são necessárias. Caso queira se aprofundar neste assunto, sugiro que confira os insights no Blog Guest Posts.

Conheça as ferramentas mais utilizadas para as vendas online

Para que as vendas mobile ocorram da melhor forma possível, é necessário fazer uso de algumas tecnologias. 

Essas ferramentas podem ser aplicativos, mensagens de texto interativas, sites, cupons móveis e QR codes. 

A seguir, cada um deles serão explicados detalhadamente, portanto, leia atentamente para obter mais informações.

  • Aplicativos: ter o próprio aplicativo é importante. Dessa maneira, as lojas podem direcionar suas vendas. As principais plataformas disponíveis para isso são Android, iOS, Windows Phone e Blackberry.
  • Mensagens de texto: os SMS são importantes nas vendas mobile, pois informam sobre ofertas e promoções. As regras para a regulamentação das mensagens devem ser verificadas com as operadoras. 
  • Sites: o site necessita se adequar às vendas mobile, ou seja, seu ambiente precisa ser adequado para o móvel. Essa adequação irá assegurar que os consumidores possam acessar o site e ter experiências positivas.
  • Cupons móveis: os cupons podem ser enviados por SMS e ficam disponíveis por tempo indeterminado para os compradores. Esse é um ponto muito positivo, pois incentiva os clientes a gastarem mais nas lojas.
  • QR codes: a ferramenta de QR code auxilia no momento de informar o cliente, o que faz com que a experiência do consumidor seja boa e ele volte para realizar novas compras.

Essas ferramentas são essenciais para que as vendas mobile obtenham bons resultados. É importante estar sempre a par de novas ferramentas disponíveis, por isso, acompanhe as novidades e esteja por dentro desse mundo de m-commerce. 

Conclusão

Ao aprender sobre vendas mobile e como potencializar seu negócio através de aplicativos e páginas otimizadas para celulares, é possível conseguir mais clientes que possuem facilidade com esse método de compra, além de promover maior acessibilidade aos produtos e serviços da loja, já que muitas pessoas possuem celulares, mas não computadores.

Coloque os ensinamentos em prática para prospectar clientes cada vez e aproveite os lucros que podem vir conforme sua loja fique ainda mais visível. 

E caso queira maximizar seus negócios online, conte com o Guest Posts e potencialize suas estratégias de ranqueamento no Google

Até o próximo artigo!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo