Alafiá Mundo celebra a história do samba com destaque para contribuição feminina no mês da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.
O evento internacional acontece dia 14 de julho, às 19h30, pela plataforma Zoom, com tradução simultânea em português e inglês
No mês que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, comemorado dia 25 de julho, o Alafiá Mundo recebe em sua 14ª edição a cantora, pesquisadora e ativista antirracista Danielle Almeida.
Dra. Helena Theodoro, uma das idealizadoras do projeto, orientou a artista com a pesquisa no mestrado sobre Vitória Santa Cruz – Lima Peru. Poeta, coreógrafa, folclorista, estilista e ativista da cultura afro-peruana nos anos 1960 e 1970.
Com uma trajetória de sucesso que inclui passagem em São Paulo, Rio de Janeiro, Perú, México e Itália, a pesquisadora tem muito para contar sobre as lutas, conquistas e os desafios das mulheres negras da América Latina, Caribe e da diáspora africana.
No encontro, Danielle e a Dra.Helena Theodoro, anfitriã e autora da obra Martinho da Vila; Reflexos no espelho (Pallas Editora), e também conteudista do GRES Salgueiro, vão conversar sobre o universo do samba e sua grande influência histórica e social no cotidiano da população brasileira. Helena ressalta a importância de divulgar mundialmente o samba e tudo o que agrega valor à nossa arte: “Esse é o objetivo do evento: “Alafiá significa confirmação de algo positivo, e é o que desejamos: Alafiá Mundo!”, completa.
A próxima edição acontecerá em agosto com a ilustre presença do carnavalesco Milton Cunha. Para saber mais sobre as atrações do evento siga o Alafiá no instagram.com/alafiamundo/. Lá, também está disponível as informações dos convidados que participaram das edições anteriores como: Rubem Confete, Carlinhos de Jesus, Martinho da Vila, Selminha Sorriso e outras personalidades do samba.
Serviço:
Alafiá Mundo
Quando: 14 de julho
Hora: 19h30
Onde adquirir o ingresso: diáspora.black
Instagram: instagram.com/alafiamundo
Fonte: Isabel Ludgero