Geral

Por que e como fazer uma reabilitação oral adequada?

Por que e como fazer uma reabilitação oral adequada?

Um dos processos odontológicos mais importantes é a reabilitação oral, usado em muitos casos para restabelecer a beleza e funcionalidade do sorriso, realizando a restauração dos dentes e da boca dos pacientes. 

De maneira geral, o objetivo da reabilitação é garantir o aspecto funcional do sorriso, trazendo mais qualidade de vida ao paciente.

Além disso, um fator que precisa estar claro é que a reabilitação é um procedimento multidisciplinar que une variadas especialidades com o intuito de realizar vários procedimentos para melhorar a condição do sorriso, como:

Por esse motivo, no presente artigo entenderemos sobre o que é a reabilitação oral em sua completude e quais são os procedimentos que podem ser empregados pelos dentistas e a importância de um planejamento correto para um tratamento efetivo.

Como é a reabilitação oral?

Para que a reabilitação oral aconteça, é importante que haja um bom planejamento dos tratamentos a serem realizados pelo dentista. Esse tipo de procedimento é bastante longo e deve ser atento para atingir o objetivo de restaurar o sorriso.

Assim, é preciso seguir alguns passos antes de começar qualquer tipo de tratamento, seja o clareamento dental ou o uso de aparelhos ortodônticos. 

Neste sentido é preciso marcar uma consulta com um dentista experiente e qualificado para que seja feita toda a análise das estruturas bucais e, então, encontrar a melhor abordagem para o tratamento.

Para isso, os dentes são avaliados, além de outros componentes estruturais, possibilitando um atendimento completo, de qualidade e eficaz.

No tópico abaixo abordaremos os componentes e tratamentos que podem ser contemplados na reabilitação oral. 

Procedimentos da reabilitação oral

Para prosseguir com a reabilitação oral, é importante que o dentista faça toda a avaliação dos dentes e da boca por meio de exames variados, como moldes de arcadas, exames clínicas, raios-x e tomografias da face para ter uma visualização completa das necessidades da cavidade e do paciente..

Como foi abordado, antes de qualquer procedimento, seja implante dentário ou aparelho, é importante que tais exames sejam feitos para evitar complicações e outros problemas que poderiam ser evitados, bem como propor um plano de tratamento mais efetivo e seguro.

Neste tópico falaremos sobre os três tipos de procedimentos que mais são procurados em todo o processo de reabilitação oral.

  1. Prótese fixa

A prótese dentária fixa é um elemento principal na reabilitação oral, principalmente para quem sofre com a perda de dentes de forma total ou parcial, proporcionando uma mastigação de qualidade.

Inclusive, há também a disponibilidade da prótese unitária, que substitui apenas um dente, e em casos de haverem mais dentes perdidos, a prótese móvel também pode ser considerada, mas não se enquadra nos tratamentos de reabilitação.

  1. Implantes

Os implantes são peças feitas em material metálico que objetiva a substituição da raiz do dente que, por algum motivo, foi perdida. 

Esse tipo de procedimento vem aumentando nos últimos tempos, por também servir como suporte para a instalação de prótese nas bocas, de modo a recuperar a aparência e efetividade do sorriso.

  1. Lentes de contato dental

As lentes de contato para os dentes é um tratamento recente, mas que tem contribuído de forma grandiosa para os aspectos da reabilitação oral. 

A lente de contato dental é feita de porcelana e é extremamente fina, com espessura que varia entre 0,2 a 0,4 mm. 

O objetivo das lentes de contato dental é tornar a aparência do dente mais natural, além de melhorar a coloração, ajustar a separação entre os dentes (conhecido como diastema), seu comprimento e ainda permitir que o alinhamento seja melhorado, bem como cobrir trincados. 

Junto a esses tratamentos são feitos também, sempre de acordo com a necessidade do paciente, a remoção das placas bacterianas, clareamento dental (para quem optar pela não colocação das lentes em todos os dentes) e o tratamento de canal.

Motivos para realizar a reabilitação oral

Até este momento, pode-se compreender que a reabilitação oral visa a devolução de uma cavidade bucal mais saudável e funcional para as pessoas que, por algum momento, passaram por situações não agradáveis nos dentes e na boca, ocasionando alterações significativas na estrutura.

Entretanto, há outros componentes que podemos apontar como benefícios da realização desse conjunto de procedimentos odontológicos. Confira abaixo alguns deles. 

  1. Recuperação das funções

Os dentes possuem uma função extremamente importante, atuando de forma principal para a mastigação e para a fala. 

Deste modo, a restauração oral faz com que os problemas bucais sejam tratados e a função estabelecida de forma adequada, além de prevenir que complicações interfiram em outros órgãos, como o coração. 

  1. Melhor desempenho estético 

Uma das causas principais para a reabilitação é o maior desempenho estético. Nesse sentido, devolver o sorriso com a colocação de implantes, aparelho de dente, próteses, clareamento dental e lentes de contato aumentam a autoestima e devolvem a confiança das pessoas, permitindo que sorriam com qualidade e tranquilidade.

Dessa maneira, entendemos que a reabilitação oral é uma série de procedimentos que visam melhorar a estrutura e a estética dos dentes e da boca, devolvendo uma vida mais saudável para os pacientes e com o favorecimento das interações e da autoconfiança, além da nutrição e fala.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo