Reconto: Mostra internacional homenageia a cidade do Rio de Janeiro
Com a chegada do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio, o projeto literário “Reconto – Cada Qual no seu Recanto” resolveu iniciar as atividades de 2021 prestando uma homenagem à cidade maravilhosa. “Rio de Janeiro a janeiro” é o tema da quinta edição da mostra, que acontece no dia 17 de janeiro, de 16h às 19h. Cada convidado contará duas histórias intercaladas entre canções, parlendas e poemas. Ao final, acontece um bate-papo com o público.
Para esta edição, cinco cariocas e uma portuguesa selecionaram um repertório de humor e amor para exaltar o que há de melhor no Rio de Janeiro. “Vamos celebrar a esperança de uma nova cidade. Além da contação de histórias, falaremos sobre o que a gente espera de bom para o Rio, a partir desse novo ano, com a chegada da vacina. Após tantas notícias ruins, o Rio merece esse afago”, analisa o ator José Mauro Brant.
Com a intenção de fazer a economia criativa girar e promover encontros antes impossíveis presencialmente, a mostra internacional de contadores de histórias é destinada para crianças de todas as idades e acontece 100% online e ao vivo. As rodas de histórias temáticas recebem convidados nacionais e um convidado internacional, e, como diz o título, “cada qual no seu recanto”.
A idealização e direção artística são de José Mauro Brant, premiado ator, autor teatral, com quase trinta anos dedicados ao ofício de narrar histórias, que divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura.
Os convidados da edição:
Cristina Taquelim – Beja – Portugal
Cristina é mediadora de leitura, contadora de histórias, licenciada em Psicologia Educacional e bibliotecária. Durante trinta anos, foi técnica da Biblioteca Municipal de Beja- José Saramago. Gosta de escrever cartas e tem o vício da metáfora. “Às vezes duvida. Tem voz grave. Gosta de contar. Às vezes escreve. Ainda teme a morte. Recusa-se a viver sem estar espantada por existir”, como se define.
Jujuba – Rio de Janeiro – RJ
É ator, músico, palhaço, contador de histórias, arte educador, escritor de livros infantis e compositor, com cinco CDs lançados para o público infantil. É pesquisador do folclore e cultura popular.
Warley Goulart – Rio de Janeiro – RJ
É contador de histórias e artista visual do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Há 22 anos, costura e conta histórias com tapetes e outros objetos de tecido, como cenários de contos autorais e populares de origens diversas. Formado em Teatro pela UniRio e Especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela UFF, o artista produz espetáculos, sessões de histórias, exposições interativas de seu acervo e oficinas de formação – tendo se apresentado no Brasil e exterior. Interessado pelas intersecções entre narração oral e teatro, Warley Goulart dirigiu solos narrativos, destacando-se Ato de Comunhão, com Gilberto Gawronski; e A Arte de Governar a Si Mesmo, com Daniella D’Andrea.
Silvia Castro – Rio de Janeiro – RJ
Silvia é atriz, contadora de histórias e educadora. Formada em Letras pela UERJ, pós-graduanda em Literatura infantojuvenil pela UCAM, desenvolve atividades diversas nas áreas da leitura e produção de textos, há mais de vinte anos. Ganhou moção honrosa na Câmara dos Deputados do RJ, quando foi Supervisora Pedagógica do Projeto Educativo do CCBB – Rio. Representou o Brasil em Cuba, México e Colômbia, narrando contos. Publicou seu primeiro livro: HISTÓRIAS DE HARMATÃ, pela Editora Kimera. É integrante do grupo MAMI – movimento artístico de música para a infância RJ. Seu projeto “IPIRUNGAUA – NO PRINCÍPIO” foi premiado no Edital Cultura Presente nas Redes – Sesec – RJ (2020). Acredita no poder transformador das palavras.
José Mauro Brant – Rio de Janeiro – RJ
Ator, cantor, autor e diretor de teatral com mais de 80 espetáculos no currículo, José Mauro Brant se define com uma só expressão: “Sou um contador de Histórias”. Atuando no teatro profissional desde 1988, José Mauro trabalhou como ator com diretores como: Gerald Thomas, Ítalo Rossi, Werner Herzog, Aderbal Freire Filho, Naum Alves de Souza. Desde 1989, trabalha ininterruptamente em criações dedicadas à infância e juventude. Seu primeiro livro pela ed. Rocco foi duas vezes selecionado pelo PNBE e distribuído para escolas públicas de todo o país. Hoje, Brant concilia seus espetáculos de narração com a criação e direção de espetáculos musicais: “Era uma vez… Grimm” e “O Pequeno Zacarias – uma ópera irresponsável”, parcerias com o maestro Tim Rescala. Ambos ganharam o prêmio APTR de melhor música. Em 2018, “Makuru um Musical de Ninar”, também lançado em CD em todas as plataformas digitais, ganhou 15 prêmios e 30 indicações nas principais premiações do teatro carioca, incluindo melhor texto e melhor espetáculo infantojuvenil.
Benita Prieto – Alhandra – PT
Nascida no Rio de Janeiro, filha de galegos, é curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Escritora e Contadora de Histórias do Grupo Morandubetá, criou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias do Rio de Janeiro. Desde 2012, pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital. É Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos e integra a Ações & Conexões Associação Cultural de Portugal. Atualmente, reside em Portugal, onde tem participado em ações de promoção de leitura e narração de histórias no Caminhos de Leitura, Palavras Andarilhas, Folio, Rio de Contos, Rede de Bibliotecas Escolares e diversos eventos e espaços culturais. Benita completa 28 anos de narração oral, tendo atuado em 22 estados do Brasil e mais de 10 países, realizando conferências, palestras, oficinas, cursos, eventos, apresentações e espetáculos.
Para adquirir os ingressos, acesse o site Go Free .
Mais informações e descontos para professores, grupos e alunos da rede pública, mande um e-mail para: recontocadaqualnoseurecanto@gmail.com
Fonte: Rosa Andrade/ Agência Target