Saúde & Bem Estar

Como funciona o Implante dentário?

implante

Como funciona o Implante dentário? Hoje em dia, ninguém precisa mais se submeter ao sofrimento de ficar sem um ou mais dentes. Devido ao grande avanço tecnológico no ramo da odontologia, é possível que os pacientes mantenham uma rotina comum, sorrindo e mastigando com segurança.

Tudo isso é possível graças ao dispositivo que funciona similarmente ao dente natural. A sua composição envolve duas partes:
O implante, cujo material é o titânio e que tem a forma de um parafuso, assume a função exercida pela raiz do dente.
Enquanto a segunda parte é a coroa, que corresponde ao dente propriamente dito e que é inserido por cima do implante.

É comum que muitos pacientes ainda tenham medo de como é o processo de inserção dos implantes, visto que se trata de uma cirurgia. Porém, como todo o procedimento é feito dentro do consultório e com os devidos cuidados, inclusive a própria anestesia, não há o que temer. Todo esse processo, por incrível que pareça, é mais simples que uma extração dentária.

Enxerto ósseo

Para realizar o procedimento, são solicitados exames de imagem (radiografias e tomografias), para avaliar se o paciente apresenta massa óssea suficiente para aguentar o dispositivo.

Caso o paciente não apresente uma estrutura óssea adequada, faz-se necessária uma cirurgia de enxerto ósseo, realizada no próprio consultório e com anestesia. Nesse caso, é necessário aguardar entre 4 e 6 meses para que a haja uma total cicatrização e, então, seja possível fazer o implante.

Pós-operatório

Após o procedimento, o paciente deve respeitar corretamente todas as orientações dadas pelo profissional acerca do pós-operatório, para evitar sangramentos e diminuir os inchaços. Ao seguir as recomendações, em alguns dias, o paciente já estará com a cicatrização concluída e completamente recuperado.

Quais são as vantagens?

O grande benefício desse tratamento é que o implante apresenta as mesmas características de um dente natural, como aspecto, resistência e funcionalidade. O tratamento permite que a pessoa se alimente e faça a higiene bucal normalmente, diferentemente do que ocorreria com uma prótese móvel (dentadura). Ou seja, o real benefício do implante dentário é que ele permite que a pessoa tenha qualidade de vida. Portanto, trata-se de um tratamento que proporciona ao paciente um verdadeiro ganho em sua autoestima. Nesse tratamento, o implante não corre o risco de se deslocar, o que poderia ocorrer com a prótese móvel. Em conclusão, dá ao paciente a segurança de poder se alimentar em público e conversar normalmente com outras pessoas, encerrando de vez com os constrangimentos.

Já o risco de rejeição do dispositivo pelo paciente é mínimo, pois o titânio é um material de fácil aceitação pelo organismo.

Quem pode realizar o procedimento?

Todas as pessoas cuja estrutura de dentição esteja completamente desenvolvida estão aptas a realizar esse tratamento. Ou seja, aquelas de idade superior a 18 anos podem fazer a colocação do implante.

Muitas pessoas ainda acreditam que a colocação de um implante dentário é um procedimento direcionado ao público idoso, o que não é verdade. Qualquer pessoa que tenha perdido um ou mais dentes, independentemente do que tenha ocasionado tal perda, pode realizar a colocação do dispositivo.

Outro caso também recorrente é o de pacientes cujos dentes simplesmente não nascem, chamado de agenesia dentária. Aqui, novamente, o dispositivo permite a esses pacientes ter uma vida nova por meio de uma reabilitação bucal.

Contraindicações

A contraindicação do tratamento se restringe somente a alguns casos específicos, como:

  • gestantes
  • pacientes cardiopatas, com diabetes, hipertensão descompensada ou câncer;
  • fumantes, pois podem apresentar problemas com a cicatrização e, consequentemente, comprometer o procedimento.

De qualquer modo, é importante buscar a orientação de um profissional para que ele possa avaliar se o implante dentário é indicado.

Quando o tratamento deve ser realizado?

Até aqui foi visto que o implante dentário é indicado nos casos em que há perda de algum dente. Mas a pergunta é: quando procurar o dentista nesses casos? E em qual especialidade no ramo da odontologia buscar orientação? A sugestão é procurar o especialista em Implantodontia o mais breve possível para que a realização do implante seja mais fácil e tranquila.

A necessidade de se buscar a ajuda de um profissional o mais rápido possível ocorre porque  a arcada passa muito tempo sem o dente. Com a ausência do dente, pode haver uma atrofia da mandíbula ou maxilar, logo, uma perda da massa óssea. Tal perda não inviabiliza a colocação do implante, porém a demora pode exigir primeiramente a cirurgia de enxerto ósseo antes da colocação do dispositivo.

Quanto custa fazer um implante dentário?

A primeira impressão acerca do valor desse tratamento é que ele custa caro. De fato, esse tratamento atinge custos altos em muitas clínicas odontológicas. Mas, se você parar para pensar em todos os benefícios e tecnologia envolvidos nesse procedimento, compreenderá a importância de tal investimento. Você sabia que é possível você cuidar do seu sorriso e da sua autoestima na Oral360?

Mal chegou, e esse atendimento odontológico já é uma grande revolução no cuidado do bem-estar e da autoestima das pessoas. Com isso, a realização do implante dentário pode sair a um preço acessível, mas é importante que, tanto Profissional quanto Clínica, sejam muito bem recomendados! É necessário procurar o tratamento com profissionais capacitados e que possuam toda uma infraestrutura necessária e de primeira linha.

Na Clínica Oral360 Tijuca, por exemplo, é possível encontrar atendimento com profissionais especializados em Ortodontia e Prótese. Tudo é realizado de forma ágil, sem burocracia e por um valor que cabe no seu orçamento.

O implante dentário é um tratamento que vai muito além da estética do sorriso, pois ele também proporciona qualidade de vida ao paciente. E o procedimento tem custo acessível e realizado de forma rápida!

Se você ficou interessado(a), ligue e agende um horário com os dentistas da Oral360. Você irá receber um excelente atendimento.

Precisando dar um up na saúde bucal?
Temos uma dica:
Clínica Odontológica Oral 360
Tels.:  ☎️ 3549-1400 /  ☎️ 2179-7034
Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 302 – 4º andar – Tijuca – RJ
Copacabana: Rua Figueiredo Magalhães, 226 / Sobreloja – Copacabana – RJ

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Pingback: Cuidados e vida útil dos Implantes dentários – Informa Rio – Notícias do Rio de Janeiro
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo